sexta-feira, janeiro 25


“Procure os seus caminhos,mas não magoe ninguém nessa procura. Arrependa-se, volte atrás, peça perdão! Não se acostume com o que não o faz feliz,revolte-se quando julgar necessário. Alague seu coração de esperanças, mas não deixe que ele se afogue nelas.Se achar que precisa voltar, volte! Se perceber que precisa seguir, siga! Se estiver tudo errado, comece novamente. Se estiver tudo certo, continue. Se sentir saudades, mate-a. Se perder um amor, não se perca! Se o achar, segure-o!“

UMA PESSOA LIVRE


"Rir é arriscar parecer tolo.Chorar é arriscar parecer sentimental.Tentar alcançar alguém é arriscar envolvimento.Expor sentimentos é arriscar rejeição.Expor seus sonhos é arriscar parecer ridículo.Amar é arriscar não ser amado.Seguir adiante face as probabilidades irresistíveis é arriscar ao fracasso.Apenas uma pessoa que corre riscos é livre".

"VIOLINOS NÃO ENVELHECEM"

"... A testemunha que me relatou o sucedido ..., atrasou-se para um compromisso em minha casa, chegou três horas depois , explicando que havia ido ao velório de um tio de 81 anos de idade que morrera de amor . Parece que seu velho corpo não suportara a intensidade da felicidade tardia, e os seus músculos não deram conta do jovem que, repentinamente, deles se apossara.
O amor surgira no tempo em que ele é mais puro: a adolescência. Mas naquele tempo havia uma outra AIDS, chamada tuberculose, que se comprazia em atacar as pessoas bonitas, os artistas e os apaixonados- esses eram os grupos de risco. Pois ela, a tuberculose, invejosa da felicidade dos dois, alojou-se n os pulmões do moço, que teve que ir em busca de ar puro, no alto das montanhas... Quem ia para tais lugares despedia-se com um "adeus", um olhar de "nunca mais". Na melhor das hipóteses, muitos anos iriam se passar antes do reencontro.
Imagino o sofrimento da jovem dividida : o corpo naquela casa, a alma por longe terra!! Na vida daquela menina , que surda, perdida guerra...(Cecília Meirelles).
Valeram mais os prudentes conselhos da mãe e do pai: não trocar o certo pelo duvidoso.
Vale mais um negociante vivo do que um tuberculoso morto. E aconteceu com ela o que aconteceu com a Firmina Dazza , que de longe e às escondidas namorava o Fiorentino Ariza, na estória de Gabriel Garcia Marques - Amor nos tempos da cólera - , que foi obrigada pelo pai a casar com o doutor Urbino: não se troca um médico por um escriturário.
Casou-se e com ele ficou até que , depois de 51 anos, veio libertação...
Ela casou. Ele casou. Nunca mais se viram. Quando ela tinha 76 anos (ele tinha 79), ela ficou viúva. E ficou sabendo que ele estava vivo. A curiosidade e a saudade foram fortes demais. Foi procurá-lo. Encontraram-se. E de repente eram namorados adolescentes de novo. Resolveram casar-se. Os filhos protestaram. Eles, os filhos, não suportam a idéia de que os velhos também têm sexo. Especialmente os pais. Pais velhos devem ser fofos, devem saber contar histórias, devem tomar conta dos netos.
Mas velho apaixonado é coisa ridícula. Não combina. ...Os filhos sempre decidem contra o amor dos pais.
Mas, na nossa estória, os dois velhos deram uma banana para os filhos e foram viver juntos em Poços de Caldas. Viveram uns anos de amor maravilhosos, e ele até começou a escrever poesia e voltou a tocar o violino que ficara por mais de 50 anos sobre um guarda-roupa, porque a esposa não gostava de música de violino. Confessou ao sobrinho: "Se Deus me der dois anos de vida com esta mulher, minha vida terá valido a pena...” Bem que Deus quis. Mas o corpo não deixou. Morreu de amor, como temia o Vinícius.
Achei a estória tão bonita que transformei numa crônica a que dei um título inspirado nas Sagradas Escrituras: - "... e os velhos se apaixonarão de novo".
... Passaram-se semanas. Eram dez horas da noite. Eu estava trabalhando no meu escritório.
O telefone tocou. Voz aveludada de mulher do outro lado.
- É o professor Rubem Alves ?
-Sim, respondi secamente. Eu sempre sou seco ao telefone.
- Quero agradecer a belíssima crônica que o senhor escreveu com o título "... e os velhos se apaixonarão de novo". O senhor já deve ter adivinhado quem está falando...
- não, respondi. Por vezes eu sou meio burro. Aí ela se revelou: -Sou a viúva.
Foi o início de uma deliciosa conversa de mais de quarenta minutos, interurbano, em que ela contou detalhes que eu desconhecia. O medo que ela teve quando ele resolveu mandar consertar o violino! Ela temia que os dedos dele já estivessem duros demais...
Ah! Que metáfora fascinante para um psicanalista sensível. Sim, sim! Nem os violinos ficam velhos demais, nem os dedos ficam impotentes para produzir música ! E aí foi contando, contando, revivendo, sorrindo, chorando- tanta alegria, tanta saudade, uma eternidade num grão de areia... Ao terminar, ela fez esta observação maravilhosa: - - Pois é, professor. Na idade da gente, a gente não mexe muito com sexo. A gente vivia de TERNURA.
Aqui termina a lição do Evangelho.
Rubem Alves do livro: Sobre o tempo e a “eterna” idade.

Quem sou eu

Minha foto
...sou uma mulher como todas do planeta, que merece amar e ser amada.

Arquivo do blog