sexta-feira, maio 30


A distância entre a amizade e o amor pode ser a distância de um beijo.

André lipe

Ame de corpo e alma mesmo que depois esse amor acabe.
Aproveite cada momento, cada segundo do seu viver,
pois no fim o que conta não são os anos de sua vida
e sim a vida em seus anos.

o tédio...


O tédio é uma das coisas mais importantes na vida humana. Somente o homem é capaz de tédio; nenhum outro animal é capaz de ficar entediado. O tédio existe somente quando a mente começa a chegar cada vez mais e mais perto da iluminação. O tédio é simplesmente o pólo oposto da iluminação. Os animais não podem tornar-se iluminados, por isso eles não podem tornar-se entediados tampouco. O tédio simplesmente mostra que você está se tornando ciente da futilidade da vida, da constante roda repetitiva. Você já fez todas aquelas coisas antes – nada acontece. Você esteve dentro de todas aquelas viagens antes – não deu em nada. O tédio é a primeira indicação de que uma grande compreensão está surgindo em você, sobre a futilidade, a insignificância, da vida e de seus caminhos.
Ora, você pode responder ao tédio de duas maneiras. Uma é o que é feito comumente: fugir dele, o evitar, não olhar olho no olho dentro dele, não afrontá-lo. Mantenha-o às suas costas; e fuja; fuja para dentro das coisas que possam ocupá-lo, que podem tornar-se obsessões – que o mantenha tão afastado das realidades da vida, que você jamais vê o tédio surgir novamente. Eis porque as pessoas inventaram o álcool, as drogas. São meios de fugir do tédio. Mas você não pode realmente fugir; você pode somente evitar por um tempo. Nova e novamente, o tédio virá, e nova e novamente ele será cada vez mais e mais ruidoso. Você pode fugir no sexo, comendo muito, na música – em mil um uma espécies de coisas você pode fugir. Mas nova e novamente o tédio surgirá. Ele não é algo que possa ser evitado: ele faz parte do crescimento humano. Tem de ser encarado. A outra resposta é encará-lo, meditar nele, ficar com ele, ser ele. Eis o que Buda estava fazendo debaixo da árvore Bodhi – eis o que todo o povo do Zen esteve fazendo através das eras.
Osho

------------------------------------------------------------------------------------
O tédio é duplamente difícil de ser diagnosticado e curado porque é uma doença privada. Temos vergonha dele. Como a culpa ou a vergonha, nós o escondemos atrás da cortina do silêncio e da negação... Para moldar um quadro real de quanto a nossa vida está moldada pelo tédio, teremos de examinar seus efeitos secundários - todas as maneiras de gastarmos nossa energia tentando escapar desse mostro que juramos não estar atrás de nós. A fuga frenética ( e as estratégias de que lançamos mão para evitar o vazio) nos dá uma indicação real de quanto tememos o que os monges cristãos chamavam de "demônio do meio-dia".

Que preço pagamos para manter uma auto-imagem falsa de robustos extrovertidos que "nunca se aborreceram", que "estão acima de tudo isso"!

Quanto nos custa realmente negar nosso tédio?... Quando começamos a perceber o quanto nos custam os esforços "normais" que fazemos para fugir do vazio de significado de nossa vida, fica claro que chegou a hora de tirar a doença do armário...Fugir do tédio e da depressão é perder tempo. Entregue-se. Vá fundo. Estude sua enfermidade e ela o levará à saúde... A consciência do tédio é a porta de saída para a jornada do herói!
Sam Keen

-------------------------------------------------------------------------------------
Se alguns vêm a essa busca por causa do desgosto com o mundo e seus caminhos, ou do desapontamento com a vida e suas experiências, outro vêm a ela por causa do desgosto, desapontamento ou insatisfação consigo mesmos. Só alguns poucos vêm por causa da sede da verdade pela verdade, ou por causa da sensação de falta de plenitude oriunda de uma existência meramente materialista.
Paul Brunton
--------------------------------------------------------------------------------

O aumento desses casos, apresentando depressão, vazio, tédio e solidão nas sociedades capitalistas pode ser pensado como uma falsa promessa de preencher o vazio existencial com um consumo exagerado que deveria prover a felicidade eterna. Entretanto, o consumo das roupas de grifes, carros possantes, filmes da moda, não são suficientes para preencher esse vazio e ao mesmo tempo não é oferecido um ambiente acolhedor e estável, que abrigue as necessidades afetivas do indivíduo, constituindo um espaço capaz de promover o desenvolvimento de sua subjetividade. Não é de se admirar, portanto, que o número de pessoas com um funcionamento limite esteja aumentando, pois elas são o reflexo de uma sociedade pouco preocupada com o bem estar dos cidadãos e mais interessada na globalização e nos efeitos econômicos. Essa pessoas estão em busca de si mesmas, tentando desesperadamente lidar com a dor e o vazio de suas existências.Tentando simplesmente existir!

Hegenberg

Quem chega no fundo do poço precisa lembrar que o fundo é o melhor lugar do poço para se tomar impulso.

Eduardo Marinho


Naquela nuvem, naquela,
mando-te meu pensamento:
que Deus se ocupe do vento.
Os sonhos foram sonhados, e o padecimento aceito.


E onde estás, Amor-Perfeito?
Imensos jardins da insônia,
de um olhar de despedida
deram flor por toda a vida.


Ai de mim que sobrevivo
sem o coração no peito.
E onde estás, Amor-Perfeito?

Longe, longe,
atrás do oceano que nos meus se alteia
entre pálpebras de areia…

Longe, longe… Deus te guarde
sobre o seu lado direito,
como eu te guardava do outro,
noite e dia, Amor-Perfeito.

Cecília Meireles

ARTE DUDU SANTOS

OBRIGADA, AMEI...

Serenata

"Permita que eu feche os meus olhos,
pois é muito longe e tão tarde!
Pensei que era apenas demora,
e cantando pus-me a esperar-te.
Permita que agora emudeça:
que me conforme em ser sozinha.
Há uma doce luz no silencio,e a dor é de origem divina.
Permita que eu volte o meu rosto para um céu maior que este mundo,
e aprenda a ser dócil no sonho como as estrelas no seu rumo"

Cecília Meireles

Diz tua boca: “Vem!”
“Inda mais!” diz a minha, a soluçar…Exclama
Todo o meu corpo que o teu corpo chama:
“Morde também!”
Ai! morde! que doce é a dor
Que me entra as carnes, e as tortura!
Beija mais! morde mais! que eu morra de ventura,
Morro por teu amor!

Ferve-me o sangue: acalma-o com teu beijo!
Beija-me assim!
O ouvido fecha ao rumor
Do mundo, e beija-me, querida!
Vive só para mim, só para a minha vida,
Só para o meu amor!


Olavo Bilac

Quem sou eu

Minha foto
...sou uma mulher como todas do planeta, que merece amar e ser amada.

Arquivo do blog