sexta-feira, junho 27


-Olha aqui
Preste atenção
Essa é a Nossa Canção
Vou cantá-la seja aonde for
Para nunca esquecer
O nosso Amor
O nosso Amor...

Veja bem, foi você
A razão e o porquê
De nascer esta canção assim
Pois você é o amor
Que existe em mim...

Você partiu
E me deixou
Nunca mais você voltou
Prá me tirar da solidão
E até você voltar
Meu bem eu vou cantar
Essa Nossa Canção!...


Veja bem, foi você
A razão e o porquê
De nascer esta canção assim
Pois você é o amor
Que existe em mim...

Você partiu
E me deixou
Nunca mais você voltou
Prá me tirar da solidão
E até você voltar
Meu bem eu vou cantar
Essa Nossa Canção!...

Só o que está morto não muda!
Repito por pura alegria de viver:
A salvação é pelo risco,
Sem o qual a vida não vale a pena!!!

Clarice Lispector

Eis que alguém se aproximou de Jesus e perguntou: ” Mestre, que farei de bom para ter a vida eterna? “…

…Respondeu-lhe Jesus: “…Se você quer entrar na vida, obedeça aos mandamentos”…
…E ele declarou: “…tenho obedecido desde a minha adolescência, o que me falta ainda? “
Jesus olhou para ele e o amou. ” Falta-lhe uma coisa “, disse ele. ” Se você quer ser perfeito, vá, venda os seus bens e dê o dinheiro aos pobres, e você terá um tesouro no céu. Depois, venha e siga-me “.
Diante disso ele ficou abatido e afastou-se triste, porque tinha muitas riquezas.
Jesus olhou ao redor e disse aos seus discípulos: ” Dificilmente um rico entrará no Reino de Deus…”
…Os discípulos ficaram perplexos e perguntaram: ” Sendo assim, quem pode ser salvo? “
Jesus respondeu: ” O que é impossível para os homens é possível para Deus “.
Pedro lhe disse: ” Nós deixamos tudo o que tínhamos para seguir-te! “
Jesus respondeu: ” Digo-lhes a verdade: Ninguém há que tenha deixado casa, mulher, irmãos, pais, filhos, ou campos por causa do Reino de Deus, que não receba, já no presente, muitas vezes mais, e, na era futura, a vida eterna “.

Crer na existência de Deus, e Amá-lO de todo o nosso ser (alma), de todo o nosso entendimento e de todo o nosso coração, é desejar compreender e executar a Sua vontade, mesmo diante das dificuldades aparentes no cumprimento de certos mandamentos.


Somos continuamente analisados em nossa fé, a cada tomada de atitude referente aos ensinamentos deixados por J.C.


Não devemos simplesmente optar por não segui-los, e nos afastarmos como fez o homem acima, sem ao menos questionar junto ao Espirito Santo de Deus, quais são as nossas chances de vencer os limites humanos, para compreender e executar os mandamentos espirituais em Deus.


Se é impossível aos homens se libertarem de seus valores materiais e da segurança que eles representam, em prol da Fé em Deus, e também abandonar todos os conceitos humanos herdados pela sociedade que os cerca, Pais, esposa, filhos, irmãos, e campos (trabalhos), com suas respectivas imposições, dependência, e cobranças; saibam que, com a ajuda de Deus, livrar-se de todos estes conceitos (grilhões) para se ter acesso à eternidade, e alcançar a salvação, é perfeitamente possível; basta querer.


Como garantiu J.C.(e ele não mente!), ao nos submetermos aos cuidados de Deus, recebemos muitas vezes mais, já no presente! Nada falta àquele que acredita e executa integralmente a vontade de Deus; adquirimos o reconhecimento e o respeito de toda a sociedade que nos cerca, nossos oponentes e nossos inimigos tornam-se nossos admiradores, e amigos; absolutamente todos os obstáculos e dificuldades desta vida desaparecem diante dos frutos provenientes das verdades de Deus.


Deus, nosso Pai, não veio impor mandamentos impossíveis aos seus filhos, veio nos propor uma Aliança espiritual, um relacionamento intenso, profundo e verdadeiro no mais íntimo de nosso ser, de nossa fé; nos oferecer ajuda para a compreensão e o cumprimento de Sua Vontade, e nos conduzir pela estrada que leva ao Seu Reino.

E eu pergunto:


Fé é a certeza das coisas que esperamos? (e desejamos?)


Ou é a convicção de fatos (e isto inclui as vontades de Deus, que são fatos verdadeiros!) que não vemos?


Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem d’Ele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam.

ROSAS PARA VOCÊ

Um senhor, na faixa dos 60 anos, foi um dia convidado por um colega de trabalho para assistir uma reunião espírita, que acontecia aos sábados à tarde, em sua residência paulistana. Embora relutando porque morava em Santos, não gostava de sair da toca e pelo frio daquela tarde de junho, resolveu ir. A família até estranhou quando ele avisou, pela manhã, que não iria almoçar e que viajaria à capital.

Era uma atitude tão incomum... O expressinho o deixou na porta da casa e ele chegou atrasado, sentando-se no fundo da sala para não atrapalhar. Logo percebeu que se tratava de um encontro espiritualista sério, composto de pessoas que ali estavam unicamente para fazer o bem e compreender a mensagem Kardecista. A reunião já estava quase no fim, quando a senhora que psicografava , perguntou
- "quem é fulano?".
Ele levou um susto quando ouviu o seu nome.
- "Tenho uma mensagem para o senhor, ouça: Rosas para você mamãe, um beijo. Bebel".

Do susto passou para o aturdimento: que mensagem seria aquela? Não conhecia nenhuma Bebel e nem entendia aquela expressão cifrada de alguém que enviava rosas para a mãe.
Mas, evidentemente, recebeu-a com respeito e guardou no bolso o bilhete que lhe foi entregue.

Terminada a reunião, saiu rápido, subindo a Av. Paulista para tomar um táxi que o levasse até o local onde pegaria um ônibus. Fazia muito frio às seis da tarde. De repente, veio à mente uma vontade enorme de rever um amigo de faculdade que morava ali numa transversal e que não via há vinte anos pelo menos. Que estranho, logo ele que não costumava visitar ninguém e tinha pavor de viajar à noite!

Foi um impulso tão forte, tão forte, que quando percebeu estava à porta da casa do amigo.

Tocou a campainha e depois de segundos, que pareceram horas, o querido companheiro abriu a porta. Os anos haviam passado, os cabelos de ambos eram grisalhos, as silhuetas se arredondaram e os olhares aparentavam o indiscutível cansaço da caminhada.

Abraços, emoção, trocas habituais de perguntas sobre outros amigos comuns, carinho e o convite dele e da mulher para que ficasse para jantar.

Diante da insistência, acedeu. À mesa, os papos continuaram saudosos e queridos. Há nos encontros com os amigos de infância e adolescência um rol de emoções e lembranças que não existe com as amizades posteriores, por mais amplas e íntimas que sejam. Quando sentaram-se à sala novamente e a esposa pediu licença para pegar a bandeja do cafezinho, o anfitrião falou baixo e de voz embargada
- "você não imagina o bem que nos fez vindo aqui hoje, a Sílvia estava precisando muito de distração. Com certeza você não soube que a nossa filha mais nova, Isabel, que nós chamávamos de Bebel, morreu num acidente há um ano. Era a alegria da casa, já que meus dois filhos vivem fora do País e só nos visitam de vez em quando."
- "Mesmo depois de casada, Bebel continuou morando aqui perto para nos fazer companhia. Hoje é aniversário da Sílvia e parece que ainda estou vendo nossa filha entrar por essa porta como fazia todos os anos, cantando Parabéns a Você e trazendo um ramo de rosas vermelhas, as preferidas da mãe. Tanto é que até comprei as flores que estão naquele vaso, mas é completamente diferente, é claro".

Os minutos seguintes foram da mais forte emoção.
Dele, ao contar quase sem fôlego o acontecido durante a tarde e de um pai, que ouvia, chorando, os desígnios do grande mistério além do espaço e do tempo. O mensageiro nem quis esperar a volta da mãe, com o café. Preferia não participar do momento do casal, pedindo ao amigo que o relatasse; era apenas e simplesmente o veículo portador.

Ao sair e passar perto da mesa onde estavam as rosas, tirou o bilhete do bolso e deixou-o ao lado.

Era o cartão que faltava.


Escrita por Luiz Gonzaga Alca de Sant'ana para o jornal A Tribuna de Santos
Publicada na lista Mensagem da Paz
Conta-se que um jovem caminhava pelas montanhas nevadas da velha Índia, absorvido em profundos questionamentos sobre o amor, sem poder solucionar suas ansiedades.

Ao longo do caminho, à sua frente, percebeu que vinha em sua direção um velho sábio. E porque se demorasse em seus pensamentos sem encontrar uma resposta que lhe aquietasse a alma, resolveu pedir ao sábio que o ajudasse. Aproximou-se e falou com verdadeiro interesse:

- Senhor, desejo encontrar minha amada e construir com ela uma família com bases no verdadeiro amor.
- Todavia, sempre que me vem à mente uma jovem bela e graciosa e eu a olho com atenção, em meus pensamentos ela vai se transformando rapidamente.
- Seus cabelos tornam-se alvos como a neve, sua pele rósea e firme fica pálida e se enche de profundos vincos.
- Seu olhar vivaz perde o brilho e parece perder-se no infinito. Sua forma física se modifica acentuadamente e eu me apavoro.
- Desejo saber, meu sábio, como é que o amor poderá ser eterno, como falam os poetas?

Nesse mesmo instante aproxima-se de ambos uma jovem envolta em luto, trazendo no rosto expressões de profunda dor. Dirige-se ao sábio e lhe fala com voz embargada:
- Acabo de enterrar o corpo de meu pai que morreu antes de completar 50 anos.
- Sofro porque nunca poderei ver sua cabeça branca aureolada de conhecimentos. Seu rosto marcado pelas rugas da experiência, nem seu olhar amadurecido pelas lições da vida.
- Sofro porque não poderei mais ouvir suas histórias sábias nem contemplar seu sorriso de ternura.
- Não verei suas mãos enrugadas tomando as minhas com profundo afeto.

Nesse momento o sábio dirigiu-se ao jovem e lhe falou com serenidade:
- Você percebe agora as nuanças do amor sem ilusões, meu jovem?
- O amor verdadeiro é eterno porque não se apega ao corpo físico, mas se afeiçoa ao ser imortal que o habita temporariamente.
- É nesses sentimentos sem ilusões nem fantasias que reside o verdadeiro e eterno amor.

A lição do velho sábio é de grande valia para todos nós que buscamos as belezas da forma física sem observar as grandezas da alma imortal.
O sentimento que valoriza somente as aparências exteriores não é amor, é paixão ilusória.
O amor verdadeiro observa, além da roupagem física que se desgasta e morre, a alma que se aperfeiçoa e a deixa quando chega a hora, para prosseguir vivendo e amando, tanto quanto o permita o seu coração imortal.

Pense nisso!

As flores, por mais belas que sejam, um dia murcham e morrem... Mas o seu perfume permanece no ar e no olfato daqueles que o souberam guardar em frascos adequados.

O corpo humano, por mais belo e cheio de vida que seja, um dia envelhece e morre.
Mas as virtudes do espírito que dele se liberta continuam vivas nos sentimentos daqueles que as souberam apreciar e preservar, no frasco do coração.

Acrescentar e Subtrair

Guardei o cartão de Natal sobre a mesa de trabalho.

Gostei tanto do que nele foi escrito (vejam como é importante um cartão de Natal personalizado, com mensagem própria ao invés das frases comuns já impressas).

Veio de uma aluna muito sensível, introspectiva e observadora e dizia:

"Caro Luiz, há pessoas nesta vida que só subtraem. Todo o tempo. Subtraem alegria, sossego, amor, felicidade.

Mas, graças a Deus, há outras que acrescentam... ‚ isso que faz as pessoas ricas ou pobres. No sentido interno, evidentemente".

Durante uns bons dias fiquei me questionando quanto a acrescentar e subtrair, e acabei concordando inteiramente com Vera, pela experiência comportamental de quase vinte e cinco anos de janela.

Não há duvida de que há pessoas que subtraem o tempo todo, vivem com o intuito de tirar tudo do próximo, vampirizando sentimentos, pegando carona em experiências, deitando na sombra alheia, usufruindo além do oferecido, fazendo carreira em cima dos outros e invadindo oportunidades que não são suas.

Mas não são apenas os oportunistas que subtraem.

Os inseguros, também. Os egoístas, mais ainda.

Quantas e quantas vezes, na insegurança, esperamos sempre que os outros nos dêem, à medida que não nos julgamos capazes de dar nada.

É tão comum alguém chegar a um curso meu e colocar de imediato: "Vim aqui ver o que este curso pode me dar."

Já os egoístas ou egocêntricos nem se imaginam acrescentando pela simples razão de que em sua incapacidade para perceber a necessidade do outro, daquilo que ele precisa "naquele" momento, jamais poderão suprir. Até porque só enxergam a própria imagem e não tem o menor interesse por ninguém.

Eis por que há tanta gente pobre internamente, embora julgue estar vivendo da melhor forma, levando vantagem em tudo, aproveitando ao máximo, sem nunca retribuir.

O acrescentar é dinâmico e vibrátil. Entusiasma e movimenta.

Acrescentar não ‚ doar apenas, mas um dar de si com o percentual adquirido da própria vida, dai o dinamismo, a troca.

Acrescentar ‚ passar algo que o outro precisa numa determinada hora da vida e que, por circunstâncias ou esforços, nó agora detemos.

Creio que aquele valer a pena se a alma não for pequena a que se referia Pessoa, tem tudo a ver com o acrescentar. As grandes almas, antíteses da mesquinhez, da baixeza e da inveja, primam pelo acréscimo. São generosas e amplas, portanto ricas.

Pensar nisso, meus amigos leitores é muito, muito importante.

Trata-se de um exame de consciência proveitoso, útil e necessário.

Então responda: Você acrescenta ou só subtrai?"

Luiz Alca de Santana


--------------------------------------------------------------------------------

Deve-se doar com a alma livre, simples, apenas por amor, espontaneamente!

Martinho Lutero

Todo mundo é um cientista maluco e a vida é o laboratório.
A gente está sempre experimentando, tentando achar um jeito de viver, de resolver os problemas, de se livrar da loucura do caos.

David Cronenberg

A verdade é que não te amo com meus olhos que descobrem em ti mil defeitos, mas com meu coração, que ama o que os olhos desprezam.

Shakespeare

QUANDO VIER ME VISITAR...


Traga flores,
Muitas delas...
Porém, não me traga apenas flores:
Não se esqueça de juntar a elas
A beleza do seu sorriso,
A ternura do seu olhar,
A força do seu abraço.
O calor dos seus beijos...

Quando vier me visitar,
Traga flores,
Muitas delas...
Mas não esqueça de tirar-lhes
Os espinhos que machucam,
As folhas envelhecidas,
Os galhos secos,
As dores embutidas...

Quando vier me visitar,
Traga flores,
Muitas delas...
Perfumadas, coloridas, alegres:
Todas parecidas com você!

Quando vier me visitar,
Traga você por inteiro...
As flores?
Nem sei se vai precisar!

Débora Bellentani

“Tenho em mim todos os sonhos do mundo.


Porque eu amo infinitamente o finito,
Porque desejo impossivelmente o possível,
Porque quero tudo, ou um pouco mais, se puder ser,
Ou até se não puder ser.


Pode ser que para outro mundo eu possa levar o que sonhei,
Mas poderia eu levar para outro mundo o que esqueci de sonhar?”


Álvaro de campos

Um Beijo

(Olavo Bilac)

Foste o beijo melhor da minha vida,
ou talvez o pior...Glória e tormento,
contigo à luz subi do firmamento,
contigo fui pela infernal descida!
Morreste, e o meu desejo não te olvida:
queimas-me o sangue, enches-me o pensamento,
e do teu gosto amargo me alimento,
e rolo-te na boca malferida.
Beijo extremo, meu prêmio e meu castigo,
batismo e extrema-unção, naquele instante
por que, feliz, eu não morri contigo?
Sinto-me o ardor, e o crepitar te escuto,
beijo divino! e anseio delirante,
na perpétua saudade de um minuto...

Mas tenho medo do que é novo e tenho medo de viver o que não entendo
- quero sempre ter a garantia de pelo menos estar pensando que entendo,
não sei me entregar à desorientação.

Clarice Lispector

O mal nunca está no amor.

André Gide

Quem sou eu

Minha foto
...sou uma mulher como todas do planeta, que merece amar e ser amada.

Arquivo do blog