sexta-feira, junho 27


ROSAS PARA VOCÊ

Um senhor, na faixa dos 60 anos, foi um dia convidado por um colega de trabalho para assistir uma reunião espírita, que acontecia aos sábados à tarde, em sua residência paulistana. Embora relutando porque morava em Santos, não gostava de sair da toca e pelo frio daquela tarde de junho, resolveu ir. A família até estranhou quando ele avisou, pela manhã, que não iria almoçar e que viajaria à capital.

Era uma atitude tão incomum... O expressinho o deixou na porta da casa e ele chegou atrasado, sentando-se no fundo da sala para não atrapalhar. Logo percebeu que se tratava de um encontro espiritualista sério, composto de pessoas que ali estavam unicamente para fazer o bem e compreender a mensagem Kardecista. A reunião já estava quase no fim, quando a senhora que psicografava , perguntou
- "quem é fulano?".
Ele levou um susto quando ouviu o seu nome.
- "Tenho uma mensagem para o senhor, ouça: Rosas para você mamãe, um beijo. Bebel".

Do susto passou para o aturdimento: que mensagem seria aquela? Não conhecia nenhuma Bebel e nem entendia aquela expressão cifrada de alguém que enviava rosas para a mãe.
Mas, evidentemente, recebeu-a com respeito e guardou no bolso o bilhete que lhe foi entregue.

Terminada a reunião, saiu rápido, subindo a Av. Paulista para tomar um táxi que o levasse até o local onde pegaria um ônibus. Fazia muito frio às seis da tarde. De repente, veio à mente uma vontade enorme de rever um amigo de faculdade que morava ali numa transversal e que não via há vinte anos pelo menos. Que estranho, logo ele que não costumava visitar ninguém e tinha pavor de viajar à noite!

Foi um impulso tão forte, tão forte, que quando percebeu estava à porta da casa do amigo.

Tocou a campainha e depois de segundos, que pareceram horas, o querido companheiro abriu a porta. Os anos haviam passado, os cabelos de ambos eram grisalhos, as silhuetas se arredondaram e os olhares aparentavam o indiscutível cansaço da caminhada.

Abraços, emoção, trocas habituais de perguntas sobre outros amigos comuns, carinho e o convite dele e da mulher para que ficasse para jantar.

Diante da insistência, acedeu. À mesa, os papos continuaram saudosos e queridos. Há nos encontros com os amigos de infância e adolescência um rol de emoções e lembranças que não existe com as amizades posteriores, por mais amplas e íntimas que sejam. Quando sentaram-se à sala novamente e a esposa pediu licença para pegar a bandeja do cafezinho, o anfitrião falou baixo e de voz embargada
- "você não imagina o bem que nos fez vindo aqui hoje, a Sílvia estava precisando muito de distração. Com certeza você não soube que a nossa filha mais nova, Isabel, que nós chamávamos de Bebel, morreu num acidente há um ano. Era a alegria da casa, já que meus dois filhos vivem fora do País e só nos visitam de vez em quando."
- "Mesmo depois de casada, Bebel continuou morando aqui perto para nos fazer companhia. Hoje é aniversário da Sílvia e parece que ainda estou vendo nossa filha entrar por essa porta como fazia todos os anos, cantando Parabéns a Você e trazendo um ramo de rosas vermelhas, as preferidas da mãe. Tanto é que até comprei as flores que estão naquele vaso, mas é completamente diferente, é claro".

Os minutos seguintes foram da mais forte emoção.
Dele, ao contar quase sem fôlego o acontecido durante a tarde e de um pai, que ouvia, chorando, os desígnios do grande mistério além do espaço e do tempo. O mensageiro nem quis esperar a volta da mãe, com o café. Preferia não participar do momento do casal, pedindo ao amigo que o relatasse; era apenas e simplesmente o veículo portador.

Ao sair e passar perto da mesa onde estavam as rosas, tirou o bilhete do bolso e deixou-o ao lado.

Era o cartão que faltava.


Escrita por Luiz Gonzaga Alca de Sant'ana para o jornal A Tribuna de Santos
Publicada na lista Mensagem da Paz

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
...sou uma mulher como todas do planeta, que merece amar e ser amada.

Arquivo do blog