sexta-feira, junho 27


Acrescentar e Subtrair

Guardei o cartão de Natal sobre a mesa de trabalho.

Gostei tanto do que nele foi escrito (vejam como é importante um cartão de Natal personalizado, com mensagem própria ao invés das frases comuns já impressas).

Veio de uma aluna muito sensível, introspectiva e observadora e dizia:

"Caro Luiz, há pessoas nesta vida que só subtraem. Todo o tempo. Subtraem alegria, sossego, amor, felicidade.

Mas, graças a Deus, há outras que acrescentam... ‚ isso que faz as pessoas ricas ou pobres. No sentido interno, evidentemente".

Durante uns bons dias fiquei me questionando quanto a acrescentar e subtrair, e acabei concordando inteiramente com Vera, pela experiência comportamental de quase vinte e cinco anos de janela.

Não há duvida de que há pessoas que subtraem o tempo todo, vivem com o intuito de tirar tudo do próximo, vampirizando sentimentos, pegando carona em experiências, deitando na sombra alheia, usufruindo além do oferecido, fazendo carreira em cima dos outros e invadindo oportunidades que não são suas.

Mas não são apenas os oportunistas que subtraem.

Os inseguros, também. Os egoístas, mais ainda.

Quantas e quantas vezes, na insegurança, esperamos sempre que os outros nos dêem, à medida que não nos julgamos capazes de dar nada.

É tão comum alguém chegar a um curso meu e colocar de imediato: "Vim aqui ver o que este curso pode me dar."

Já os egoístas ou egocêntricos nem se imaginam acrescentando pela simples razão de que em sua incapacidade para perceber a necessidade do outro, daquilo que ele precisa "naquele" momento, jamais poderão suprir. Até porque só enxergam a própria imagem e não tem o menor interesse por ninguém.

Eis por que há tanta gente pobre internamente, embora julgue estar vivendo da melhor forma, levando vantagem em tudo, aproveitando ao máximo, sem nunca retribuir.

O acrescentar é dinâmico e vibrátil. Entusiasma e movimenta.

Acrescentar não ‚ doar apenas, mas um dar de si com o percentual adquirido da própria vida, dai o dinamismo, a troca.

Acrescentar ‚ passar algo que o outro precisa numa determinada hora da vida e que, por circunstâncias ou esforços, nó agora detemos.

Creio que aquele valer a pena se a alma não for pequena a que se referia Pessoa, tem tudo a ver com o acrescentar. As grandes almas, antíteses da mesquinhez, da baixeza e da inveja, primam pelo acréscimo. São generosas e amplas, portanto ricas.

Pensar nisso, meus amigos leitores é muito, muito importante.

Trata-se de um exame de consciência proveitoso, útil e necessário.

Então responda: Você acrescenta ou só subtrai?"

Luiz Alca de Santana


--------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
...sou uma mulher como todas do planeta, que merece amar e ser amada.

Arquivo do blog