quinta-feira, abril 10











TAIPEI(a capital da ilha) é simplesmente uma cidade fantástica. Assim que comecei a andar pelas ruas, me senti andando em Copacabana, pois a arquitetura dos prédios no centro tem aquele ar típico e nostálgico da década de 50/60. Quer dizer, quase Copacabana, se não fossem as incontáveis vespas (ou mobiletes) espalhadas por todas as ruas e com direito a estacionamento especial em todas as calçadas. E que cidade organizada! Um sistema de metrô excelente, limpíssimo, eficiente e moderno. Em nada lembrando uma cidade suja, a primeira idéia que eu tinha na cabeça antes.
Não bastasse toda a organização do sistema de transporte público, as pessoas me conquistaram por lá, com seu calor humano e olhar alegre. Não sei explicar, mas me senti mais confortável naquela "Ásia cariocada". Visitando o centro da cidade, conhecemos o Memorial Chiang Kaishek, feito em homenagem ao líder da insurreição que trouxe a condição política esdrúxula que a ilha-país vive. Nesse memorial-parque, estão também os 2 prédios da Opera House (um está na foto lá em cima): os 2 prédios são exatamente iguais, um de frente pro outro, e em um só tocam sinfônicas e orquestras ocidentais, e no outro, só orientais. Separando as culturas sem dó.

Mas é quando chegamos ao centro novo de Taipei que a gente se impressiona de verdade. Não dá pra não babar. É cada prédio mais moderno que o outro, cada rua mais bonita que a outra - e é nessa profusão de modernidade que está a recém-inaugurada (31/dez/2004) jóia de Taipei: o Taipei 101.

Taipei 101 é o edifício mais alto do mundo atualmente, além de se auto-intitular o mais seguro (vi um programa no National Geographic Channel sobre ele, realmente é de espantar a rapidez com que é evacuado em caso de emergência). A idéia do prédio em vidro é parecer um bambu, planta tão ligada aos orientais. Parece, mas eu diria que ele é melhor como monumento à grandeza, única e simplesmente. 101 andares de pura estética contemporânea, sustentados por uma estrutura esférica enorme no centro (600 toneladas), que diminui as vibrações do prédio frente aos possíveis ventos. O observatório para visitantes fica no andar 89, e não é recomendado para os que têm medo de altura. O visual é interessante, uma cidade aos seus pés. Imagino que fosse a mesma sensação de subir no finado World Trade Center, experiiencia que nunca tive e nunca terei por razões óbvias. Nos primeiros 5 andares, funciona um shopping center, com uma das melhores praças de alimentação que já visitei na vida: eu queria ter 30 estômagos pra poder provar de tudo um pouco naquele lugar, pois tudo tinha um toque de comida chinesa da boa. Deu água na boca só de lembrar dos cheiros! A emoção de entrar num elevador e ir do 5 ao 89 em menos de 40 segundos: Taipei 101, esse é o endereço.

LUCIA MALLA

EU ME INTERESSO NAO PELAS PESSOAS EM SI, MAS PELA SUA ESSENCIA, SOU CURIOSA E GOSTO DE CONHECER AS PESSOAS QUE EU GOSTO...FIQUEI FELIZ EM LER E VER ESSAS FOTOS, PORQUE CONDIZEM COM A PESSOA QUE EU CONHECO E QUE NASCEU LA...MUITO BONITO ..PARABENS...

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
...sou uma mulher como todas do planeta, que merece amar e ser amada.

Arquivo do blog