domingo, maio 25


Quem somos nós para dizer a maneira correta de amar? O que seria amar uma pessoa? Lembrei da minha juventude, quando colecionava figurinhas, havia algumas figurinhas que falavam o que era o amor, muitas pessoas vão lembrar, começava assim: Amar é ...
Amar é ... aceitar o próximo de jeito que ele é.
Amar é ... querer vê-lo progredir e melhorar.
Amar é ... ajuda-lo sempre.
Amar é ... não esperar nada em troca.
Amar é ... servir.
Será que nós sabemos amar? A maioria de nós ainda deseja ser amada, somos todos seres carentes, que vêem no amor uma forma de se completarem. Mas amar é um sentimento completo em si, porque aquele que ama de verdade, possui dentro de si toda a infinidade da vida. O amor é o sentimento que nos impulsiona ao outro.
Como os seres humanos estão sempre evoluindo, o amor que é um sentimento destes seres também evolui, e o desenvolvimento do amor é fruto direto da evolução do Espírito que o pratica. A princípio o amor é instinto, sua manifestação é bruta, é a forma primitiva de amar, depois se torna um amor possessivo, o ser amado é uma propriedade, pode ser manipulado, coagido e controlado, esta fase é marcada pelo egoísmo. O amor torna-se então obsessivo, o ser amado é a razão de viver, é o sentido da vida, é o amor que acaba sufocando o ser amado. Surge então o amor dominador, aprisiona o ser amado , envolvendo-o no sentimento, não permite que tenha a sua própria identidade, é reconhecido pelo ciúme. Após estas etapas de aprendizado, o amor torna-se parceiro, compartilha com o ser amado, no cotidiano, a vivência do amor, mesmo quando estão em dificuldades, reconhecemos este amor pela compreensão, amizade, afeto e companheirismo. O amor torna-se então fraterno, é capar de dividir-se, de doar-se sem necessidade de reconhecimento ou gratidão. O mais sublime é o amor Divino, caracterizado pelo amor de Deus às criaturas, é a própria expressão da perfeição.
Deus criou todos os seres por amor e para amar.
Jesus veio nos ensinar o verdadeiro amor, aquele amor que transforma o outro, que é capaz de sair de si e comprometer-se com o progresso do outro.
Aprender a amar é a nossa finalidade. Mas amor é ação, não é apenas um sentimento que se nutre por alguém ou por alguma coisa. E como podemos aprender a amar? Só há uma forma de aprender a amar, é amando. Amamos quando nos doamos ou quando agimos em benefício do outro e com o outro.
Amar é uma aprendizagem. Não existe amor ou desamor à primeira vista, o que realmente existe é uma simpatia ou antipatia. Nós não sentimos amor simplesmente, nós vivenciamos amor. Como disse Ermance Dufaux: “Mesmo entre aqueles que a simpatia brota instantaneamente, Amor e convivência sadia serão obras do tempo no esforço diário do entendimento e do compartilhamento mútuo do desejo de manter essa simpatia do primeiro contato, amadurecendo-a com o progresso dos elos entre ambos”.

Bibliografia consultada
X O Livro dos Espíritos, Allan Kardec
X Laços de afeto, Ermance Dufaux
X O Amor em Ação, Neíse Távora

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
...sou uma mulher como todas do planeta, que merece amar e ser amada.

Arquivo do blog